terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mais de 3 meses depois, Cantareira recupera 2ª cota do volume morto

O nível do sistema Cantareira, que fornece água para um terço da população da Grande São Paulo (6,5 milhões de pessoas), subiu pelo 19º dia seguido, chegando a 10,7% nesta terça-feira (24), segundo informações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Ao atingir esse percentual, o sistema recupera a segunda cota do volume morto, água que fica no fundo das represas e que precisa ser bombeada. A segunda parte desse volume começou a ser usada em 15 de novembro do ano passado. Para recuperar a água da primeira cota, o nível do Cantareira precisa subir 18,5 pontos percentuais.
Apesar das seguidas altas do nível do Cantareira, a situação ainda é considerada muito grave. "Essa recuperação do Cantareira é positiva, mas ainda bastante tênue para dar qualquer garantia que vamos passar o período de estiagem [,entre abril e setembro,] com tranquilidade. Estamos no cheque especial da água, continuamos no negativo", alerta Pedro Luiz Côrtes, geólogo da USP (Universidade de São Paulo).

Outros sistemas

Junto com o Cantareira, o Alto Cotia foram os únicos sistemas que tiveram alta de seus índices de ontem (23) para hoje, aumentando de 36,4% para 36,7%.
O do Alto Tietê se manteve estável em 18,3%, assim como o do Rio Claro, que continuou em 35,4%. Já os índices do Guarapiranga e do Rio Grande registraram queda, passando para 57,4% e 83,1%, respectivamente.
TONI SANTOS - PROGRAMA AÇÃO&INFORMAÇÃO - RADIO FUTURA FM 87,5
FONTE: OUL/NOTÍCIAS - acessado em24/02/15
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/24/mais-de-3-meses-depois-cantareira-recupera-2-cota-do-volume-morto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RTSG News o seu portal de notícias

BRASIL joga mal e perde para PARAGUAI

A seleção brasileira nem de perto pareceu um time capaz de chegar à final da Copa do Mundo, como disse o técnico Dorival Jr. na véspera. Uma equipe que perde por 1 a 0 para a seleção paraguaia atual, inclusive, talvez seja capaz apenas de conseguir uma vaga no próximo Mundial. Jogando fora de casa, o Brasil não foi páreo para o Paraguai. O time do técnico Dorival Júnior sofreu o gol no início do confronto e não teve forças para superar o ferrolho defensivo da equipe da casa. Mesmo com uma leve melhora no segundo tempo, o time verde e amarelo pecou na criatividade, não conseguiu marcar e conheceu mais uma derrota nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.