quarta-feira, 25 de março de 2015

Dilma reúne ministros para definir prioridades em concessões

A presidente Dilma Rousseff reuniu nesta quarta-feira (25) no Palácio do Planalto sete ministros para definir prioridades de concessões em áreas como aeroportos, portos e rodovias, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. O encontro durou cerca de uma hora e meia.
De acordo com a assessoria da presidente, um dos objetivos da reunião foi mapear quais são as prioridades de cada ministério para que os projetos principais não sejam atingidos pelo corte que o governo pretende fazer no Orçamento – a programação orçamentária foi aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada, mas ainda precisa ser sancionada.
Há cerca de duas semanas, Dilma afirmou em discurso no Rio de Janeiro que o objetivo do governo é levar o Brasil a “novo mapa logístico”. Na última segunda (23), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que o governo concederá “nos próximos dias” os aeroportos de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Conforme a Secretaria de Imprensa, participaram do encontro, além de Dilma e Barbosa, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Gilberto Kassab (Cidades), Gilberto Occhi (Integração), Eliseu Padilha (Aviação Civil), Edinho Araújo (Portos) e Antônio Carlos Rodrigues (Transportes).
Ainda segundo a Presidência, no encontro, Dilma e os ministros também avaliaram quais são as prioridades de investimento em infraestrutura para este ano.
De acordo com o Planalto, a presidente discutiu com eles o plano de investimentos em logística até 2018. Dilma pediu também que os ministros estabeleçam o que precisará de investimentos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o que poderá ser via Orçamento Geral da União (OGU).
Programas prioritários
Nesta semana, Aloizio Mercadante e Kátia Abreu (Agricultura) falaram à imprensa após se reunirem com Dilma e destacaram que a presidente tem pedido aos ministros que relatem ao Planalto quais são os programas prioritários de cada pasta para que o bloqueio no orçamento – tecnicamente denominado “contingenciamento” – não os afete.
Desde o início do ano, o governo iniciou processo de ajuste fiscal para reduzir gastos e reequilibrar as contas públicas. O contingenciamento, que será “significativo” segundo a presidente, consiste em retardar ou "inexecutar" parte da programação de despesas prevista na Lei Orçamentária em função da insuficiência de receitas.
Toni Santos - programa ação&informação- rádio futura fm 87,5
Fonte: g1/noticias- acessado em 25/03/15
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/03/dilma-reune-ministros-para-definir-prioridades-em-concessoes.html

0 comentários:

Postar um comentário